Search

GESTÃO DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS – CONSIDERAÇÕES VITAIS

Updated: Jan 22


DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

CONTRIBUIÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS >>

PROPORCIONA GRANDE VALOR AGREGADO SOBRE A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA-ALVO

o) AVALIAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO E CONTÁBIL >>

INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS CONFIÁVEIS E COM QUALIDADE PERMANECEM NA MENTE DOS GESTORES, INVESTIDORES, INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, CLIENTES, FORNECEDORES E OUTROS STAKEHOLDERS.

Objetivo tem de ser capacitar a Empresa com Informações Essenciais para tomada de Decisões mais claras de Investimento.

[ CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES ]

[ * ] AJUDA NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS NEGÓCIOS

ENTENDER FINANCEIRAMENTE O NEGÓCIO >> O QUE ESTÁ ACONTECENDO ??

Os Registros Financeiros refletem OS RESULTADOS DAS OPERAÇÕES, BEM COMO A POSIÇÃO FINANCEIRA de uma Pequena Empresa ou Grande Corporação.

ESTE PROCESSO AJUDARÁ A EMPRESA NO ACOMPANHAMENTO DAS DESPESAS, MARGEM BRUTA E UMA POSSÍVEL DÍVIDA, a Administração poderá comparar os Dados Atuais com os Registros Contábeis Anteriores e alocar o Orçamento de forma adequada.

[ * ] AJUDA A ORÇAMENTO E PROJEÇÕES FUTURAS

O ORÇAMENTO E AS PROJEÇÕES FUTURAS são cenários que refletem Desempenho Financeiro e Operacional da Operação e seus Registros Financeiros tem um papel crucial.

As Tendências e Projeções de Negócios são baseadas em Dados Financeiros Históricos, o foco principal é de MANTER SUAS OPERAÇÕES LUCRATIVAS.

Os Dados Financeiros são considerados confiáveis e apropriados quando fornecidos por PROCESSOS CONTÁBEIS BEM ESTRUTURADOS.

[ * ] FACILITA A TOMADA DE DECISÕES PARA A GESTÃO

Um SISTEMA FINANCEIRO E CONTÁBIL é especialmente importante para usuários internos da Organização.

Os usuários internos podem contemplar as pessoas que PLANEJAM, ORGANIZAM E ADMINISTRAM EMPRESAS.

A GESTÃO PRECISA DE UM SISTEMA FINANCEIRO CONTÁBIL PARA TOMAR DECISÕES IMPORTANTES.

As Decisões de Negócios podem variar desde a busca pela Expansão Geográfica, Implementação de uma nova Linha de Produtos, Aquisição de Equipamentos e até mesmo melhoria da Eficiência Operacional.

[ * ] COMUNICA DESEMPENHO E RESULTADOS

Um Sistema Financeiro e Contábil ajuda a comunicar os RESULTADOS DA EMPRESA a vários Usuários. Investidores, Instituições Financeiras, Fornecedores e Outros Credores são os principais usuários externos das Informações Contábeis.

Os Investidores podem estar decidindo COMPRAR AÇÕES DA EMPRESA, enquanto os Bancos precisam ANALISAR SEU RISCO NA DECISÃO DE EMPRESTAR e os fornecedores precisam AVALIAR A CAPACIDADE DE COMPRAS E PAGAMENTOS, por exemplo.

É importante que as Empresas estabeleçam Credibilidade com os Usuários Externos por meio de Informações Financeiras e Contábeis relevantes e confiáveis.

[ * ] DIRETRIZES – CONTABILIDADE FINANCEIRA

A CONTABILIDADE FINANCEIRA ENVOLVE A PREPARAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.

O Foco da Contabilidade Financeira é medir o desempenho de uma Empresa com a maior precisão possível.

Embora as Demonstrações Financeiras sejam para uso externo, também podem ser para uso interno da Administração >> TOMADA DE DECISÕES.

Princípios e padrões Contábeis, como BRGAAP, GAAP (Generally Accepted Accounting Principles), IFRS (International Financial Reporting Standards) ou ASPE (Accounting Standards for Private Enterprises) são padrões amplamente adotados na Contabilidade Financeira.

Os Padrões Contábeis são importantes porque permitem que todas as partes interessadas e acionistas compreendam e interpretem facilmente as Demonstrações Financeiras divulgadas.

[ * ] DIRETRIZES – CONTABILIDADE GERENCIAL

A CONTABILIDADE GERENCIAL analisa as informações obtidas na Contabilidade Financeira. Tem como objetivo a preparação de relatórios sobre as Operações/ Desempenho do Negócio.

Método de usado para avaliar e registrar informações sobre a Atividade Econômica/ Resultado dentro das Empresas a ser usado pelos Gerentes para PLANEJAMENTO, ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO, COMPORTAMENTO E VARIAÇÕES DE CUSTO, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (KPIs) E CONTROLE OPERACIONAL.

Os Resultados obtidos servem para auxiliar a equipe de Gestão na TOMADA DE DECISÕES TÁTICAS.

(–) Planejamento e Orçamento

PLANEJAMENTO É USADO PARA DETERMINAR QUAIS ITENS FAZER, ONDE E QUANDO PRODUZI-LOS.

Determinar os Materiais, Mão de Obra e outros serviços necessários para atingir a produção desejada.

Na Contabilidade Gerencial, os Orçamentos Semanais e Mensais controlam os Tipos de Produtos Vendidos, a quantidade de Estoque de Produtos e os Pontos de Venda/ Preço necessários para garantir que as Empresas mantenham Margens adequadas para cobrir Despesas e permanecer Solventes.

(–) Avaliação de Desempenho

Mede/ analisa o Desempenho relativo dos diversos Gestores e dos diversos Setores da Empresa. As Empresas dependem de Métricas de Avaliação de Desempenho com objetivo de comparar seus Resultados Reais às Estimativas feitas durante seus Processos de Planejamento e Orçamento.

A Avaliação de Desempenho permite que uma Empresa acompanhe Atividades Defeituosas ou Não Lucrativas, essa análise crítica é fundamental para permitir que uma Empresa alinhe seu Desempenho com o de seus Concorrentes Diretos no Mercado.

(o) Controle operacional :

Identificar detalhes da Produção de Produto em Processo no Chão de Fábrica e em que ponto se encontra da Conclusão. Suporta a análise do gerente de linha a encontrar Gargalos e garantir um Fluxo Uniforme da Produção.









Publicado pela SOLUTTIO Consultoria Empresarial

3 views0 comments